O Senai disponibiliza anualmente diversas vagas para o seu conhecido programa de aprendizagem. Assim, se você nunca exerceu trabalho nenhum, poderá ter o seu primeiro trabalho.
O jovem que for aprovado no processo seletivo do Jovem Aprendiz Senai terá um inicio curricular excelente!
Quer conhecer o projeto que é tão bem falado em todo o país e iniciar sua inserção no tão concorrido mercado de trabalho? Conheça já o Jovem Aprendiz Senai.
Com certeza você já ouviu falar da instituição Senai, certo? O Senai que tem como seu principal nome Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Ela é uma das mais nomeadas instituições no ramo de ensino no mercado Industrial.
Assim, além de ser reconhecida em todo o país, a instituição Senai dá oportunidade a diversos jovens, a começarem sua acensão profissional.
Através do programa nomeado “Programa Aprendiz Industrial”, os jovens pertencentes a faixa etária de 14 e 24 anos conseguem adentrar no mercado de trabalho sem ter experiência.
E assim, participar de um conhecido programa como este, com a garantia de um excelente aprendizado para que você jovem, possa ter um futuro profissional muito bom.
Dessa forma, você aprenderá valores pessoais e do mercado de trabalho, além de poder desenvolver suas relações interpessoais.
Quais os requisitos para participar do Jovem Aprendiz?
Depois que a Lei da Aprendizagem entrou em vigor, obrigou empresas de grande e médio porte a contratarem uma porcentagem do seu quadro de funcionários jovens para o cargo de Aprendizes.
Assim, essa porcentagem vai de 5% à 15% e engloba jovens que vão de 14 à 24 anos.
Portanto qualquer instituição que tenha interesse na formação profissional de seus jovens, deverão assim matricula-los e emprega-los nos cursos oferecidos pelo Senai.
Neste programa, as indústrias contratam os jovens por um contrato geralmente com o período de 24 meses.
Assim, os jovens recebem o devido treinamento, benefícios trabalhistas previstas pela Lei e acompanhamento dos exercícios.
Para se tornar um dos Jovens Aprendizes do programa Senai, você deverá corresponder a algumas obrigatoriedades.
Juntamos algumas das mais centrais para você conhecer:
- Ter entre 24 e 14 anos;
- Ter concluído ou ainda estar cursando o Ensino Fundamental ou Ensino Médio, desde que faça parte da faixa etária de idade exigida;
- Não ter trabalhado ainda.
Quais são os benefícios oferecidos?
O Jovem que for aprovado no processo seletivo, assim que for contratado pela indústria ou instituição parceira, receberá todos os benefícios em pauta que a Lei determina.
É importante deixar claro que o jovem que estiver exercendo seu trabalho como aprendiz na empresa, será funcionário igual a qualquer outro colaborador da empresa.
Tendo assim distribuído para si obrigações e benefícios. Assim, tendo de respeitar sua posição como Aprendiz.
Veja alguns dos benefícios básicos do Jovem Aprendiz:
- Salário mínimo;
- Carteira assinada;
- Férias remuneradas paralelas as férias na escola;
- Vale-Transporte;
- Curso de capacitação para o exercício da profissão;
- 13º Salário;
- FGTS.
Como inscrever-se no Programa?
O jovem que tiver interesse em se tornar um Jovem Aprendiz Senai, terá de procurar o Setor “Recursos Humanos” da instituição que exerce trabalho para informar o seu interesse no curso de capacitação. Assim, a empresa deverá seguir alguns outros passos.
A instituição deverá acessar o site oficial do Senai para escolher qual o curso de capacitação, que mais se encaixa em seu exercício para oferecer aos jovens.
Sendo assim, basta entrar no Site Oficial para verificar mais detalhes.
Após a instituição escolher o curso, ela deverá encaminhar o jovem para preencher o chamado “Requerimento de solicitação de curso para aprendizes” na própria sede do Senai, ou solicitar algum dos jovens que já esteja matriculado, para ingressar em sua empresa como Aprendiz.