Nos últimos tempos tem sido bastante comum que os consumidores brasileiros enfrentem o mercado financeiro com seus nomes inadimplentes na praça.
Consequentemente é natural consultarmos o CPF no grupo de negativados. Porém é ai onde a dúvida surge: Existe a possibilidade de consulta-lo na internet e sem custo nenhum?
Acima de tudo a resposta é sim. É possível pesquisar pela situação do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) sem desembolsar nenhum valor, além de não precisa sair de casa para isso.
Contudo saiba que o mercado consolida-se em três fundamentais empresas de proteção ao crédito. Que são: Boa Vista, SPC e Serasa. Entretanto somente duas delas liberam a consulta de forma gratuita.
A consulta ao CPF tem tamanha importância para os que precisam, ou desejam solicitar um empréstimo, e até mesmo pelo simples fato de acompanhar a situação do mesmo, para assim se precaver a futuros problemas.
Em outras palavras, caso conste no nome do consumidor qualquer inadimplência em seu CPF, o mesmo será notificado.
Pesquise sobre as entidades
Mais importante, caso se sinta inseguro com a possibilidade de estar negativado, saiba que é possível afirmar determinadas informações nos bancos de dados.
Como resultado, os mesmos possuem as informações sobre cada uma das empresas nelas constadas.
Por exemplo: As principais empresas de proteção ao crédito, possuem em seus dados todas as informações de empresas do mercado.
No entanto é preciso que a pesquisa seja feita em cada uma delas, pois é possível que determinados débitos conste em uma, e em outra não.
É obrigação da empresa remover o CPF do devedor, assim que a dívida for quitada!
Da mesma forma que se o CPF do devedor for inserido no grupo de inadimplentes, as empresa tem por sua vez o dever de informa-lo sobre com a antecedência mínima de 10 dias, para protocolar a negativação do mesmo.
Posteriormente, ao realizar o pagamento da dívida, a empresa também tem como sua responsabilidade, a remoção do nome inadimplente dentro de cinco dias úteis.
Se o pagamento tiver sido feito em parcelas, o nome será removido assim que pagar a primeira parcela.
Confira a seguir informações sobre as três principais empresas do segmento proteção ao crédito, e saiba quais liberam pesquisa gratuita.
Boa Vista SCPC
O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), administrado pela Boa Vista, disponibiliza a consulta online 100% gratuita do CPF.
Se você deseja checar a situação atual do seu CPF, acesse o site oficial da instituição, complete o cadastro solicitado e pronto, confira qual a situação do seu Cadastro de Pessoa Física em instantes.
Serasa
A plataforma Serasa também disponibiliza a consulta gratuitamente pelo site oficial e até mesmo aplicativo.
É só preencher o cadastro com as informações solicitadas.
SPC Brasil
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), onde possui mais de 180 milhões de CPF’s cadastrados não disponibiliza consulta gratuita.
Para realizar a consulta no SPC é preciso efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$9,90. Acesse o site oficial e faça a sua.