Saiba o que faz um assessor de investimentos e suas funções no mercado financeiro!
A principio, o nome formal desse profissional foi nomeado como Agente Autônomo de Investimentos, sendo assim o mesmo tem total responsabilidade em orientar os investidores a definir-se.
Portanto, todos os investidores sabem que podem contar com a experiência e agilidade desses profissionais para tomar qualquer tipo de decisão, em seus possíveis investimentos.
Mas, vale ressaltar que essa profissão foi determinada e regulamentada desde 2012, tendo como entidade responsável por certifica-los como profissionais da área a ANCORD.
A ANCORD significa Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários de Câmbio e mercadorias.
Sendo assim, o profissional que não tem este certificado não poderá ser um assessor de investimentos, muito menos exercer sua função.
Assessor de investimentos e suas funções
Saiba que todo profissional que possui certificado da ANCORD poderá atuar como assessor de investimentos, tanto como pessoa jurídica ou física.
Portanto, independente da atuação o profissional deverá estar incorporado junto a alguma corretora, para que em nome da mesma a represente.
Dessa forma, o assessor poderá sempre ter como principal respaldo a corretora de valores por trás de todas as suas recomendações, operações e sugestões.
Essa profissão nos Estados Unidos é nomeada como Stock Broker ou Financial Advisor. Sendo que lá, esse assessor pode trabalhar de maneiras diferenciadas, porém, seguindo sempre as mesmas atribuições.
Mas, é necessário que os investidores possam ter consciência que todo agente deverá ser remunerado pelas suas orientações, podendo o investidor fazer pesquisas sobre esses valores , ou se o mesmo já tiver uma indicação de confiança basta contrata-lo.
Nos Estados Unidos, cerca de 1,4 milhões de assessores se mantém profissionalmente orientando seus clientes como investir no mercado financeiro.
Mas, fazendo uma breve comparação entre o Brasil e os Estados Unidos, existem apenas 6,8 mil assessores de investimentos, os quais 1,1 trabalham como pessoas jurídicas. Ou seja, nessa comparação podemos avaliar que o Brasil é um país de pouca exploração mediante esses profissionais.
Uma outra comparação, que analisamos como injusta, é que nessa área de trabalho o assessor de investimento é frequentemente comparado ao gerente de um banco.
Quais são os pré-requisitos solicitados a um agente de investimentos
O passo principal para tornar-se um assessor, é ser aprovado no exame de certificado de agentes autônomos de investimento e empregados das instituições financeiras.
Mas, para ser aprovado o candidato deverá fazer uma prova pela ANCORD, para que dessa maneira receba seu certificado de agente autônomo de investimentos.
Referente a essa prova, esclarecemos que a mesma é feita com escolhas alternativas e de forma eletrônica, com 80 questões a serem respondidas.
Portanto, para que o candidato seja aprovado é necessário ter um acerto de 70% das perguntas, e 50% o mínimo dos temas, que serão mencionados.
- SFN- Sistema Financeiro Nacional
- Intermediadores Financeiros E Instituições
- Administrações de Risco
- Produtos – Modalidades Operacionais – Liquidação Mercado de Capitais
- Fundos de Investimentos
- Fundos de Investimento Regulados pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM
- Securitização de Recebíveis
- Clubes de Investimentos
- Conceitos Básicos Matemática Financeira
- Produtos não classificados como valores mobiliários – Modalidades Operacionais – Liquidação
- Produtos – Modalidades Operacionais – Liquidação Mercados Derivativos
Assim, conta-se os 50% dos módulos 1, 2, 3, 8, 9, e caso o candidato seja aprovado, basta solicitar na ANCORD seu credenciamento.
Logo após, vem o procedimento de concordância com os códigos de conduta de agentes, e para finalizar basta realizar seu registro na CVM.
Em suma importância, após essas etapas o profissional estará apto para ser reconhecido como um assessor de investimentos legalizado perante a Lei.
Em caso de dúvidas basta acessar o site oficial da ANCORD.