Anualmente, é realizado diversas inscrições para profissionais de aeroportos regionais no Brasil!
Os cursos, geralmente abrem suas inscrições até o meio do ano, para as vagas de Tarifas Aeroportuárias e Fiscal de Pátios e Pistas.
Entretanto, é oferecido o programa de treinamentos pelo Governo Federal para os profissionais de aeroportos, mais conhecido como Projeto Treinar.
Esse programa foi criado e iniciado no ano de 2013, por meio do Ministério dos Transportes hoje já extinto.
Porém nos dias atuais, o programa está sendo gerenciado pela Secretaria Nacional da Aviação Civil do Ministério da infraestrutura.
Mas, vale ressaltar que o prazo dessas inscrições são encerradas em um curto período, por esse motivo você deve ficar atento as inscrições caso tenha interesse.
Portanto, fique ciente das diferenças que existem referente as inscrições dos aeroportos convencionais, e dos regionais.
Aeroportos internacionais, domésticos e regionais… Conheça suas funções!
Aeroporto Internacional
Esse tipo de Aeroporto, tem uma demanda maior devido aos voos das mais conceituadas empresas aéreas do mundo, inclusive os voos intercontinentais.
Aeroporto Doméstico
Um Aeroporto desse porte recebe apenas aeronaves narrow-body como a A320 e o B737, com durações médias de voo.
Aeroporto Regional
Nesse caso os Aeroportos Regionais, dominantemente recebem apenas os voos de aeronaves de pequeno porte, e todas com duração bem reduzida de voo. Essa é a diferença entre os aeroportos e suas aeronaves!
Portanto, agora fica mais fácil de entender o objetivo das inscrições para um Aeroporto Regional, não é mesmo?
Consequentemente, todas as características de contratações também são diferenciadas, de acordo com o perfil desses profissionais.
Um excelente exemplo, é a diferença das seleções dos aeroportos de grande porte, como o de Guarulhos para o Aeroporto de Ipatinga, e o de Florianópolis.
Mas independente de suas características e variações de seleções, todos eles são valorizados e conceituados pela Aviação.
Como funciona o Projeto Treinar
Este projeto oferece o curso aos trabalhadores que já estão relacionados na gestão dos aeroportos regionais.
Com diferenciadas áreas envolvendo a aviação civil, com o intuito de qualificar, dando todo suporte necessário aos profissionais.
Vale lembrar, que desde que iniciou esse projeto em 2013 até 2017, o projeto capacitou cerca de 1.880 mil alunos.
Para candidatar-se, é obrigatório que tenha mais de 18 anos e tenha vinculo empregatício com a instituição detentora outorga do aeródromo, ou com operador aeroportuário.
Os candidatos devem estar corretamente cadastrados no programa, pois não fará parte dessa seleção para os cursos os aeroportos privados, tais como os administrados pela Infraero ou da Comaer.
Sendo assim, os aeroportos e seus respectivos funcionários que são comandados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, ou pelo Comando da Aeronáutica, ficarão de fora dessa seleção.
Agora que você está ciente de como realizar as inscrições para profissionais de aeroportos regionais, basta inscrever-se.
É muito importante que fique atento as datas de inscrições do projeto, e também avalie o edital do programa, clique aqui e veja mais.
Inscrições pelo e-mail
E-mail: capacitacao.aviacao@transportes.gov.br
Telefone: (61) 2029-8552